Notícias

NOTÍCIAS

Microagulhamento - Melasma

Microagulhamento é eficaz também contra o melasma

 

Continuando a série sobre microagulhamento hoje a gente vai falar sobre melasma.

Melasma é o terror na vida de muita mulher por aí e o que deixa a gente mais triste é que os tratamentos são muito limitados pelo próprio problema, pelo próprio risco de rebote que a doença tem, pela cronicidade da doença, é uma coisa que a gente trata, trata, trata e retrata e, muitas vezes, a gente é cuidadosa, vai para a praia e passa quilos de filtro solar, usa chapéu, usa roupa UV e volta com um pouco mais de manchas de melasma.

É uma doença estigmatizante, uma doença que deixa a gente pra baixo, muitas vezes, mas que a gente tem que aprender a contornar e estar sempre se animando com as novas técnicas que vem aparecendo e com os novos recursos que, eu pelo menos fico super animada quando fico sabendo de um.

Perdeu o início da série? Clique aqui para conferir o vídeo completo.

 

Microagulhamento para melasma?

O microagulhamento para melasma é uma coisa que surgiu e que eu, particularmente, não indicava, porque o que eu via muito era os pacientes fazendo com outros profissionais e voltando piores, ou fazendo para outros motivos, fazendo para viço, para brilho, para cicatriz e voltando com melasma.

A aí ao longo dos anos as coisas foram se aprimorando, estudos foram sendo feitos e hoje a gente sabe que o microagulhamento, quando com uma técnica adequada, ele trata o melasma.

 

Como o tratamento age?

Não se sabe como, não se sabe exatamente o mecanismo que o microagulhamento age no melasma, mas imagina-se que ele consegue superficializar lá de dentro do nosso sangue o plasma. Este plasma é rico em fatores que causam uma melhora da pigmentação local, causa uma certa regeneração das células que produzem esse melasma e uma cicatrização de vasos inflamatórios que são formados em volta dessas células, de cicatrizes e sombras. Então ele melhora a pele, o brilho, o viço e acaba que você também tem uma melhora do aspecto como um todo da pele naquela região de melasma, realçando menos a mancha.

É um tratamento muito completo, porque a gente consegue fazer no rosto todo com uma sessão só. É um tratamento que aborda a mancha e ao mesmo tempo toda a parte de rejuvenescimento, tanto da parte de melasma quanto das partes periféricas ao melasma.

Eu, pelo menos, quando faço microagulhamento para melasma eu faço no rosto todo, eu vou focar mais no problema, mas eu vou homogeneizar o rosto todo com o microagulhamento nas outras áreas.

 

Como é realizado o tratamento?

É importante que a gente entenda que para cada tipo de tratamento a gente tem um tipo de roller, uma profundidade, uma droga associada e uma injúria que a gente causa, que é um machucado maior causado para atingir aquele objetivo.

Então dependendo do resultado que você busca ou do problema que você tem, você precisa de uma maior ou menor injúria. Quem vai definir é o profissional que te atende.

Eu trabalho com a técnica de IPCAA, que eu falei no vídeo inicial, que é a Indução Percutânea de Colágeno com Agulhas e eu costumo fazer o drug delivery. A droga que eu utilizo vai depender do caso de cada paciente, normalmente a gente utiliza drogas clareadoras ou drogas rejuvenescedoras sobre a área agulhada. Então a gente faz o agulhamento e no final a gente coloca aquela droga e faz uma penetração ativa com massagens, para que essa droga penetre nesses furinhos e aja mais profundamente na sua pele, conseguindo um resultado otimizado.

Isso é a técnica de IPCAA que vai ser analizada pelo profissional aplicador em relaçao à profundidade que vai ser utilizada, que é o mais importante.

 

Cuidados constantes com a pele

Outra coisa extremamente importante é o preparo para essa pele, que eu também falei no primeiro vídeo, é a utilização de produtos que vão deixar o seu melasma menos reativo ao tratamento, para diminuir o risco da hiperpigmentação pós-inflamatória.

É importantíssimo que esse paciente que vem tratar melasma com microagulhamento esteja tratando o melasma, que ele esteja em tratamento, esteja em cuidado. Quanto menos reativo esse melasma do paciente for, menos reativo ele vai ser ao tratamento e menos ele vai causar efeitos colaterais decorrentes da resposta à inflamação do tratamento.

O que a gente precisa é inflamar sem resposta do organismo, eu preciso machucar sua pele, sem que ela reaja contra o nosso tratamento. Para isso você precisa de um acompanhamento.

 

Número de sessões, resultados e o pós-procedimento

Os tratamentos mais profundos obviamente são os que têm maior resultado, mas que também têm mais riscos. Isso também tem que ser analisado de acordo com seu tom de pele, de acordo até com a idade do paciente.

Às vezes uma paciente mais novinha, por exemplo, não vai tolerar um tratamento muito agressivo, até pelo pós, pela dor na hora do tratamento. Não é uma dor insuportável, a gente faz um anestésico tópico, mas alguma coisinha o paciente sente, então um paciente mais imaturo vai acabar ficando ansioso com aquilo.  

Os tratamentos podem ser feitos normalmente uma vez por mês, a gente vai avaliando se é necessária uma segunda sessão ou mais sessões e o paciente espera um mês para fazer uma nova sessão.

Normalmente há uma descamação mais ou menos de uma semana, a pele fica fininha, sensível, às vezes, dependendo da profundidade que você faz, existe uma vermelhidão, um roseamento do rosto que pode durar até um mês ou mais, mas isso é quando a gente faz uma coisa bem profunda.

A descamação e essa sensibilidade da pele existem e tem que ser respeitado o tempo sem sol, porque a pele fica muito fininha, então usar um filtro solar e aqueles cuidados todos que a gente tem com todos os tratamentos de pele são imprescindíveis no microagulhamento também. Então programar esse tratamento para uma épica que você não for se expor muito.

Então é isso, abordei bastante sobre o melasma com microagulhamento, ressaltando sempre a questão do preparo e do profissional capacitado para poder te acompanhar e você ter um resultado legal.

No próximo vídeo a gente vai falar sobre o microagulhamento para cicatrizes de acne. Espero vocês!