Cicatrizes de acne
O que são cicatrizes de acne?
Sabe aquela espinha ou cravo que você espremeu e ficou uma cicatriz. Cuidado! Nunca faça isso.
As cicatrizes de Acne são todas aquelas marcas profundas em nosso rosto após espremermos espinhas e cravos. Os poros abertos causam perda de volume localizado por destruição do volume natural causado pela inflamação. Essas cicatrizes e manchas geram desconforto e ocorrem principalmente na bochecha, testa ou queixo.
Os tratamentos geralmente são associações, porque dificilmente nós temos um tipo de cicatriz em um paciente só. Normalmente, ele tem todos os tipos.
Quais sãos os tipos?
O primeiro tipo seria a cicatriz pequena ou poro aberto: são aqueles furinhos pequenos que temos no rosto que parece um poro, mas é uma cicatriz, algo mais profundo. As mais pequenas sãos mais fáceis de tratar por não ter uma borda mais larga e ser localizada. O tratamento indicado é o laser de CO2 fracionado, mas somente numa pele mais clara. O microagulhamento é indicado para que tem contra indicação ao laser de CO2 fracionado e pode ser usado em qualquer tipo de pele.
O segundo tipo de cicatriz são as cicatrizes largas, porém rasas: são aquelas que você vê uma quebra da pele e não vê uma sombra tão profunda. Essa cicatriz não é tão complicada de tratar. Com o laser de CO2 fracionado é possível de ser resolvida ou com o preenchimento local por ela ter pouca perda de volume. Os resultados costumam ser bem bacanas.
O terceiro tipo sãos as cicatrizes largas e profundas: essas cicatrizes sãos aquelas que tem uma borda larga e o fungo dessa cicatriz é fibrótico. Ela teve uma lesão da epiderme e essa lesão causou uma cicatriz brilhante e que chama a atenção. Essa cicatriz tem que ser tratada através de lesão das bordas para que elas vão cicatrizando. Muitas vezes essa cicatriz precisa do preenchimento, porque existe uma perda de volume bem localizada.
O quarto tipo é Fibroses e lipodistrofias: são aquelas que após uma acne mais severa, quanto tem fístula, tem muito nódulo, a famosa espinha interna e que você tenta espremer e ela não sai. Você nunca deve tentar espremer, porque essa bolinha causa uma absorção grande de colágeno e de gordura local e ela faz uma fibrose. Essa fibrose causa como se fosse uma cola entre a camada mais superficial da pele com a mais profunda. Nós temos que quebrar essa fibrose, normalmente com subcisão. Com isso tudo tem a perda de volume, de colágeno, de gordura. É como se a inflamação da acne saísse varrendo tudo aquilo que você tem de volume no seu subcutâneo e jogasse fora. Nesse caso, tem que tratar a fibrose, fazer um preenchimento e fazer um estímulo muito grande colágeno na região.
Os tratamentos são demorados?
Cada tipo de cicatriz deve ser abordado de forma diferente. A maioria dos paciente tem vários tipos de cicatrizes juntas e cada uma tem que ser abordado da melhor maneira.
Os tratamentos não são rápidos. Geralmente eles precisam de uma cicatrização da pele e exigem que o próprio paciente responda ao tratamento. Os intervalos do tratamento são mensais e os preenchimentos tem uma durabilidade maior.
Busque um profissional para realizar esse tratamento!