Notícias

NOTÍCIAS

Botox para tratar hiperidrose

Botox para tratar hiperidrose: o suor excessivo tem solução

 

Botox para hiperidrose? O que é isso?

Botox continua sendo o nosso assunto e hoje, na nossa última parte da série sobre toxina botulínica, nós vamos falar sobre uma coisa que aterroriza muita gente. Quem aí nunca saiu de casa, pronta pra balada, maravilhosa, horas se arrumando em frente o espelho, está usando aquele vestido especial que você comprou e guardou para aquela noite e na hora que você vai sair de casa você nota que tem uma pizza debaixo do seu braço. O que fazer?

Não tem o que fazer. Acabou sua roupa, o seu cheirinho gostoso, acabou sua noite porque você está arrasada. Quem passa por isso sabe o que é, você sair de casa e todos os dias conviver com isso. Às vezes as pessoas olhando torto e você está cheiroso, tomou 30 banhos naquele dia, passou desodorante, trocou de roupa várias vezes e você está molhado. Isso acontece com homens e mulheres, em várias áreas do corpo.

Eu estou falando de axilas porque é uma área mais comum e mais fácil de a gente visualizar, mas se eu citar exemplos todo mundo vai conhecer alguém que se identifica com isso.

Por exemplo, toda vez que você vai cumprimentar o João pessoa ele está com a mão molhada. Se isso incomodou você, imagina o João! Ele sofre com essa mão molhada para escrever, para pegar um copo. Às vezes as coisas caem da mão porque ele não consegue segurar.

E a Maria, que reclama que os sapatos dela acabam em 1 mês, porque ela molha tanto o pé na hora de calçar o sapato que ele derrete, além de dar um chulé, um cheiro desagradável, de melar e até de escorregar na hora de andar.

 

Hiperidrose é um problema sério

Existem áreas constrangedoras para a hiperidrose, esse excesso de suor que a gente pode ter, são casos específicos, mas para quem tem realmente é um problema grande. Já vi casos de sudorese intensa na virilha, de a pessoa não poder usar roupa que não fosse preta, porque qualquer outra roupa parece que a pessoa fez xixi na calça.

É um problema grave, socialmente grave e que deixa a pessoa extremamente infeliz. Ela deixa de interagir em relações sociais, deixa de ter uma promoção no emprego, por exemplo, porque a relação com os colegas e superiores é dificultada por causa dessa relação difícil que a pessoa tem com a própria sudorese.

Então é uma área de toxina que eu acho extremamente importante a gente abordar e que não é uma coisa que todo mundo pode fazer, igual ao Botox para estética, mas que quem tem indicação é extremamente beneficiado.

 

Quais são as vantagens de a gente fazer Botox nessas pessoas?

A alternativa para isso seriam tratamentos cirúrgicos. A gente tem tratamentos que fazem uma secção do nervo que vai para aquela área de sudorese, você corta o nervo e a pessoa para de suar naquela área.

Qual é o pormenor disso? Em primeiro lugar é o tempo cirúrgico, você vai passar por uma cirurgia, por uma anestesia e toda cirurgia tem riscos. A segunda coisa é que é muito comum ter rebote para outras áreas. Às vezes você faz uma cirurgia, tem um grande sucesso na área que você tratou, melhorou a sudorese da axila, mas ela vai para o rosto, por exemplo. E isso não tem como a gente prever, nem se vai haver esse tipo de rebote, nem para onde ele vai.

Atualmente, inclusive, existem técnicas novas para essa cirurgia, na qual o nervo não é cortado, mas é colocado um clipe no nervo, para que ele fique paralisado. Caso o rebote apareça, você retira esse clip. É uma coisa para a gente ficar de olho para o futuro.

Hoje em dia, com o que a gente tem de resultado em relação a custo benefício, em relação a praticidade de aplicação, em relação a efeitos colaterais e sobre não haver rebote para outras áreas, é a aplicação de toxina.

 

Como é a aplicação?

A aplicação de toxina é simples, feita em consultório, você pode retornar às suas atividades em seguida. Dói só na hora da aplicação, não fica doendo depois.

Como qualquer tratamento tem risco de efeito colateral, mas eles são mínimos e, quando ocorrem, são controláveis, fugazes.

A toxina botulínica para hiperidrose é um tratamento de excelência. É simples, cabe no dia a dia. Não é baratíssimo, mas também não é impeditivo, dá para fazer, dá para se programar para realizar o tratamento.

E as pessoas que fazem ficam muito satisfeitas, porque além da questão social, tem a simplicidade. É comum a gente receber ligações dos pacientes no dia seguinte ao tratamento surpresos que não estão suando mais. É muito legal ver essa reação e também o resultado, tanto a alegria do paciente quanto a repercussão que isso tem na vida profissional, acadêmica e social.

Para quem se identificou com o assunto do suor excessivo, marque uma avaliação. É um tratamento que pode mudar sua vida. Me coloco à disposição para responder suas dúvidas sobre isso e poder ajudar.

Encerramos assim nossa série de toxina botulínica. Eu gostaria de sugestões para novas séries, para a gente esmiuçar outros tratamentos, como fizemos com a toxina, que é um tratamento tão corriqueiro que, com certeza, muita gente aprendeu bastante com esses vídeos mais profundos.