Notícias

NOTÍCIAS

Botox para enxaqueca: já ouviu falar?

Botox para enxaqueca: indicação é bem específica

 

Botox para enxaqueca é o assunto de hoje na nossa série sobre toxina botulínica. Como funciona isso?

Vamos voltar lá atrás, como a toxina botulínica age? Ela vai agir através de paralisia muscular e a dor de cabeça muitas vezes vem, além de outras causas, do excesso de contração dos músculos da cabeça ou às vezes por excesso da contração da musculatura ocular. A pessoa contrai a pupila por causa do excesso de luz e isso vai ter feito na área occipital do cérebro, que fica na nuca.

Então muitas vezes a enxaqueca é causada por excesso de luz que dá um efeito local nos olhos e também causa uma dor na nuca por causa dessa relação dos olhos com a parte occipital do cérebro. Tem também a cefaleia tensional, que é uma dor de cabeça causada pela contração muscular da musculatura da cabeça. Então a gente pode pensar no botox para associar essas causas de enxaqueca ou de cefaleia tensional que existem por causa da contração muscular que a gente consegue atingir.

Como esse Botox vai agir?

A gente não consegue fazer Botox na pupila para não ter essa contração por causa da luz, mas a gente consegue fazer Botox na musculatura da cabeça, paralisando, obviamente com cautela e com técnica, certas áreas dessa musculatura da cabeça e da testa que fazem essa tensão que a gente nem percebe que está o dia inteiro contraindo.

Então paralisando pontualmente essa musculatura que está causando esse excesso de contração, você consegue suavizar a tensão da cabeça, da testa, da parte da nuca e, com isso, você consegue deixar um relaxamento maior nessa parte superior, causando menos quantidade de dores de cabeça ou, quando elas ocorrerem, uma dor de cabeça mais fraca, menos duradoura e fácil de manejar.

A aplicação de toxina para dor de cabeça é específica por caso, depende de cada paciente. Alguns, só de fazer na testa quando você faz para estética, isso já se resolve, mas em alguns pacientes você precisa fazer na musculatura da cabeça toda. Isso vai ser avaliado durante a consulta com o médico que vai fazer a aplicação.

Botox para bruxismo

O Botox para enxaqueca, para dor de cabeça, pode ser associado com Botox para bruxismo. E o que é bruxismo? É uma dor de cabeça causada pelo excesso de contração da parte inferior. Muita gente tem dor de cabeça pelo excesso de mordida, por esse peso na mandíbula, por essa tensão tão intensa que a gente transfere para essa região da boca.

Então fazendo a toxina nessa parte inferior, além de melhorar o próprio bruxismo que é prejudicial para os dentes, os ossos e a musculatura como um todo, você ainda melhora as dores, a tensão, o desconforto, relaxamento… às vezes até dificuldade para dormir, porque você não consegue destravar a mandíbula. É comum usar o Botox associado, tanto para enxaqueca e cefaléias em geral, quanto o Botox para bruxismo, para poder diminuir essa contração excessiva.

O Botox para bruxismo, também é importante falar e meus colegas da área de Odonto me deem licença, mas esclarecendo que não isenta o paciente também do uso de placas e de um acompanhamento com o seu odontologista, porque o Botox em si não é um tratamento que resolve o bruxismo, você tem que fazer o acompanhamento com um profissional capacitado para isso que é o odontologista.

Como saber se esse é o seu caso?

É importante ser avaliado cada caso, para cada tipo de aplicação que você vai fazer, qual o jeito que vai ser feito em você, quais as áreas abrangidas e, aí sim, vai ser calculado o custo, período de tratamento, tempo de retorno. Tudo isso individualizado de acordo com cada caso, sempre fazendo tratamento dessa dor de cabeça globalmente.

Antes de tudo investigando se ela tem outras causas, associando as consultas com colegas clínicos, neurologistas e até psiquiatras, para poder descobrir outras causas da enxaqueca. Caso realmente sejam cefaleias essenciais, ou seja, sem causas, a gente pode associar sim o uso de toxina para poder melhorar um pouco a qualidade de vida, tanto na cabeça quanto na parte de masseter.

Por hoje é isso, a gente vai abordar mais essas duas áreas de utilização de Botox porque são áreas afins e ambas remetem à questão da dor, da ansiedade, do desconto. Ainda tem mais coisas na nossa série de Botox e vocês vão assistir no próximo vídeo. Até lá!